quarta-feira, 7 de março de 2012

Causas da Oclusão Arterial Aguda dos Rins

 

Os rins são muitos sensíveis à quantidade de sangue que circula neles. A artéria principal que irriga o sangue para os rins é a artéria renal. Qualquer redução no fluxo sanguíneo na artéria renal pode prejudicar a função renal. Se continuar, um bloqueio completo no fluxo de sangue nos rins, pode resultar em falha renal permanente. Uma oclusão arterial aguda da artéria renal pode ocorrer após uma doença ou trauma no abdómen, lateral ou costas. Os coágulos de sangue que circulam na corrente sanguínea (embolia) podem alojar-se na artéria renal.
O risco de um bloqueio da artéria renal aumenta em pessoas com certas doenças, como estenose mitral ou fibrilação atrial, que fazem com que se criem coágulos de sangue. Um estreitamento da artéria renal, chamada estenose da artéria renal, aumenta o risco de um bloqueio súbito, pois os coágulos formam-se na artéria mais estreita.

Sintomas da Oclusão arterial aguda dos Rins

Quando um rim não funciona, pode não ter sintomas pois o segundo rim pode filtrar o sangue.
Se o outro rim não funcionar por completo, o bloqueio da artéria renal pode causar sintomas de falha renal aguda. Outros sintomas de oclusão renal aguda incluem:
• Dor abdominal
• Diminuição acentuada na produção da urina
• Dor nas costas
• Sangue na urina
• Dor no flanco ou de lado
Nota: Pode não haver dor. A dor, se estiver presente, normalmente desenvolve-se subitamente.

Cardiopatia Isquêmica

Cardiopatia isquêmica ou doença arterial coronariana é um termo usado para definir estreitamentos das artérias coronárias, que levam sangue rico em oxigênio para o coração.
O estreitamento das artérias coronárias é causado por aterosclerose, que é o processo de envelhecimento das artérias, onde, com o passar do tempo, vai havendo a formação de placas de ateroma (gordura) no seu interior. Com estas placas o vaso vai reduzindo seu diâmetro interno, ocasionando dificuldade para a passagem de sangue e causando a redução do fluxo de sangue ao coração (isquemia).
A cardiopatia isquêmica é uma doença silenciosa. Em quase metade dos casos a primeira manisfestação da doença é a morte súbita ou infarto agudo do miocárdio. Por esta razão são importantes os “check-ups” e exames preventivos para que a doença seja detectada e tratada antes de causar danos irreversíveis.